sábado, 3 de março de 2012

Reação do NaOH + Al



- Quando o hidróxido de sódio entra em contacto com o alumínio forma aluminato de sódio com libertação de hidrogénio, que é expresso pela seguinte equação química: 

  2Al + 2NaOH + 2H2O - 2NaAlO2 + 3H2

Para realizar a experiência é necessário: 

Reagentes:

- Hidróxido de sódio (NaOH)
- Papel de alumínio (Al)
- Água destilada (H2O)

Material:

- Vidro de relógio 
- Espátula 




11 comentários:

  1. Gostei muito do experimento mas gostaria de saber se, quando eu canalizo esse gás (Hidrogênio) para um balão eu posso inalá-lo e se ele deixa a voz fina. Obrigado! entre em contato pelo msn natanmassardi@hotmail.com. Agradeço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é o hélio que deixa com a voz fina.l

      Eliminar
    2. O Gás Hidrogênio é altamente inflamavel , então não seria uma boa ideia você pôr ele em um balão , qualquer variação de temperatura e ele fica em chamas

      Eliminar
    3. Sim você ficará com voz fina , sua voz ficara até mais fina do que com hélio e o hidrogênio não é toxico , vc pode inalar sim se for pouco é claro...

      Eliminar
  2. Não faça isso pelo amor de Deus, junto com o hidróxido de sódio utilizado deve haver uma quantidade exagerada de contaminação que pode prejudicar sua saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contaminar não vai, pois gás hidrogênio (H2) não é tóxico. Mas em contrapartida, é um gás perigoso por ser muito inflamável.

      Eliminar
    2. quando ele diz contaminar acredito que se refere a impurezas no gás. Como ele, acredito que fumos de NaOH podem ser liberados junto com H2, principalmente se o gás for recolhido diretamente da reação (lembre-se que a reação é exotermica). Não recomendo inalar.

      Eliminar
  3. qual a temperatura máxima que a solução atinge?

    ResponderEliminar
  4. Depende da quantidade e concentração de reagentes.

    ResponderEliminar
  5. Olá gostaria de saber como realizar a conta da relação necessária de alumínio para obtenção do H2. Qto de alumínio preciso para obter 1L de H2, considerando uma solução sem muito aquecimento.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar